Cirurgias com uso de robô têm maior eficácia

As cirurgias realizadas por meio de robôs vêm tomando espaço no campo das terapias e dos tratamentos ofertados pelos médicos, principalmente em procedimentos de maior complexidade, por oferecer aos pacientes a volta às atividades de rotina mais rapidamente, além de um pós-operatório com menos dor.

A unidade Morumbi, da Rede D’Or São Luiz, possui um robô Da Vinci Si, adquirido há 2 anos, como parte do Programa de Cirurgia Robótica da organização. Este sistema cirúrgico robótico integra os projetos de investimento em medicina de ponta e cirurgias de alta complexidade da Rede.

O sistema cirúrgico pode ser usado para o tratamento de diversas patologias. Os especialistas têm recomendado esse tipo de cirurgia por ser muito superior em vários aspectos, quando comparada à cirurgia aberta (laparotomia) e intervenções minimamente invasivas (laparoscopias), ambas bastante comuns nos dias de hoje.

O destaque está no momento em que o cirurgião precisa fazer movimentações mais precisa. Juntamente com a visão tridimensional, a técnica permite diminuir os cortes de centímetros para milímetros, preservando os tecidos saudáveis, diminuindo o sangramento e acelerando a recuperação. A precisão dos movimentos o torna ainda mais importante na separação de estruturas nobres, como artérias, veias e nervos, que requerem movimentos mais precisos.

Visando aumentar o nível de excelência de seus procedimentos, o Hospital São Luiz Morumbi criou o Programa de Educação Médica Continuada em Cirurgia Robótica, com objetivo de aprimorar tecnicamente seus cirurgiões para realizar procedimentos com excelência por meio do robô. Podem participar cirurgiões de todas as áreas abrangidas pela cirurgia robótica, como: ginecologia, urologia, cirurgia geral e oncologia.

Fabio Thuler, coordenador de cirurgia robótica do hospital, explica que o grande enfoque do programa é transformar a unidade em hospital escola. “O programa funcionará como um canal aberto entre os especialistas aptos a usarem o Da Vinci, com a possibilidade de realizar cirurgias com a presença de outros colegas altamente especializados na área, com objetivo de auxiliar e tirar as dúvidas também na prática”, explica o médico.

Médicos que quiserem se inscrever no programa, tanto para aprimoramento quanto para iniciação, precisam entrar em contato com o Relacionamento Médico do hospital, pelo telefone: (11) 3093-1100.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Rede D’Or São Luiz – São Paulo