Brasília recebe curso de formação de avaliadores de acreditação

O IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde promove, nos próximos dias 15 e 16 de julho, em Brasília, mais uma edição do Curso de Formação de Avaliadores IBES-Metodologia SBA/ONA. O objetivo principal é capacitar os profissionais de saúde interessados em atuar como Avaliadores do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA) a realizar avaliações do sistema de gestão de qualidade de hospitais, laboratórios, clínicas ambulatoriais, bancos de sangue, serviços de diagnóstico por imagem e demais serviços de saúde. O curso também é muito procurado por profissionais e alta liderança de instituições de saúde que desejam implementar a acreditação em suas instituições.

O IBES é a instituição Acreditadora que mais cresce no Brasil. No ano de 2018, foi responsável por 50,4% das novas instituições acreditadas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação - ONA, superando o resultado de 2017. O curso, com carga horária de 20 horas, incluindo estudo de material complementar, será ministrado pelos palestrantes Gilson Gehring Junior, enfermeiro, avaliador pela metodologia ONA e Avaliador Líder do IBES e Vivian Giudice, diretora executiva do IBES.

O conteúdo programático engloba a atuação do avaliador do SBA/ONA; manual de conduta IBES; coleta de informações e análise crítica de evidências; o Sistema Brasileiro de Acreditação; diagnóstico organizacional, Certificação e Manutenção; Fundamentos da Acreditação e Dimensões da Qualidade; Gerenciamento de Protocolos Multiprofissionais; Padrões de Nível 1, 2 e 3; Busca de evidências e interpretação de padrões e requisitos nas Seções do Manual ONA: Gestão Organizacional, Atenção ao Paciente; Redação de relatórios e Simulado de avaliação de habilidades de comunicação e técnicas de entrevista, incluindo feedback.

Meeting de Acreditação ACSA

No dia 15 de julho, às 19h30 os participantes do curso e demais interessados poderão ainda participar do Meeting de Acreditação ACSA, única metodologia de Acreditação Europeia Atuante no Brasil. O meeting é gratuito e tem como objetivo principal apresentar ao público os principais conceitos sobre Acreditação de Organizações e Unidades de Gestão Clínica (UGC) em Saúde, tais como terapias intensivas, serviços de emergência, de especialidades (anestesiologia, nutrologia e etc.), como funciona o processo de acreditação europeia, bem como explicar a sistemática da preparação e das visitas de avaliação ACSA.

Serviço

 

- Curso de Formação de Avaliadores IBES – Metodologia SBA/ONA

Dias: 15 e 16 de julho - das 8h às 17h30.

Local: Hospital de Base, Auditório do 12º andar (Bloco Internação), SMHS, Área Especial, Q. 101 – Asa Sul.

Mais informações e inscrições: (11) 3675-5180 ou cursos@ibes.med.br

- Meeting de Acreditação ACSA (Modelo Europeu)

Dia: 15 de julho - das 19h30.

Local: Hospital de Base, Auditório do 12º andar (Bloco Internação), SMHS, Área Especial, Q. 101 – Asa Sul.

Mais informações e inscrições: (11) 3675-5180 ou projetos@ibes.med.br